17 setembro 2009

É impressão minha ou isso é areia?

Sabe o que é pior do que falar em aquecimento global?
Falar em mudanças climáticas. São muito mais imediatas, percepitíveis e indiscutíveis do que todo o alarde sobre o mundo estar esquentando ou resfriando.

Uma das consequências a serem citadas é a desertificação.
Como assim, tipo o Saara ta aumentando?
Sim.
Mas não é disso que se trata.

Logicamente o título do post é uma brincadeira, desertificação não se trata da expanção de desertos já existentes (apesar disso ocorrer), o que acontece é a formação de áreas improdutivas na superfície terrestre, seja por desmatamento, mau uso da agricultura ou atividades industriais, e ocorre principalmente em regiões secas e áridas (FAO).

Aqui no nosso Brasil o problema esta na região Nordeste, o clima árido e semi-árido a torna um alvo fácil deste fenômeno, ainda mais com o nível de atenção que o nosso governo gentilmente dedica para lá.

Mas o grande problema aqui, além da própria inutilização de áreas biologicamente produtivas, é a crise social que isso causaria e certamente causará. A migração de milhares de pessoas dos campos improdutivos para cidades agravará ainda mais os problemas sociais que já existem, isto de duas maneiras: haverá menos área para plantar comida e haverá mais gente amontoada nos centros urbanos. Este é um problema que já vem sendo visto a muito tempo na África.

Previsões alarmistas dizem que em 2100 um terço do planeta estará desertificado em algum nível. Fica difícil prever assim se a humanidade sofrerá mais com uma crise ambiental ou social.

Obviamente este é um problema difícil de ser combatido por um cidadão comum.
Então faça a diferença. Pesquise agricultura orgânica ou invente novas técnicas para tal, lute pela preservação dos biomas, se torne um deputado e faça coisas importantes.. existem vários modos de se fazer alguma coisa pelo mundo além de separar o lixo.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário